14.12.05

Stanley a presidente!



Afinal sempre apanhei os Prós e Contras na Universidade de Macau (que saudades, ensinei lá três anos). Marreiros, Rangel, Neto Valente, Pereira Coutinho e mais não sei quem. Ninguém disse nada de jeito a não ser o vice-reitor Rui Martins que falou da ignorância de Portugal em relação à China e a Macau e claro, o velho Henrique Senna Fernandes - que tantas histórias me contou - que me emocionou. Parecia uma Madalena...
A coisa devia ter sido mais incisiva e informativa. A RPC definiu que Macau é a plataforma para as negociações com os países da CDLP e isso é marcante. Entretanto, na semana passada, no mesmo dia em que a Geocapital (do tio Stanley) assinava um acordo para o desenvolvimento do vale do Zambeze - o Almeida Santos que esteve cá, é o presidente - o Primeiro-Ministro chinês visitava Lisboa e declarava Portugal o quinto país estratégico para a China na Europa.
E viva o Stanley Ho, que ainda vai salvar o jardim à beira mar ardido. Nele, eu votava.
O senhor devia ter estado num jantar a que fui, oferecido pela STDM,, com umas tias e uns impertigados de Portugal, a maioria vinda para ir às compras e com pouco a dizer no congresso para que foram importados. Mas, como afazeres o tinham levado à RPC, lá bebemos uma pinga à saúde do homem. Pena... lembrei-me da última vez que o vi, quando, à saída do Jet Foil, me cumprimentou com um sorriso e um piropo discreto.
Tio Stanley a presidente de Portugal! É tão velho como o Soares e mais eficaz na economia que o Cavaco.