15.11.05

Ódios timorenses

Aos australianos que apoiaram a invasão e que desde então têm usufruído do petróleo do mar de Timor. Os velhos nunca se esqueceram. Como a mãe do Ramos Horta que entrevistei há 10 anos. Mas os novos compram a fé na angloglobalização que lhes é vendida pelos internacionais.

Aos portugueses. Para os novos são os colonos maus. Os velhos têm saudades. Tal como os liurais que ainda conservam a bandeira vermelha e verde, símbolo de resistência, guardada a sete chaves. «Odeiam-nos, estes gajos», dizia-me um professor de português, depois de me contar algumas experiências violentas. No entanto, muitos galos de Barcelos que por cá se pavoneiam, acreditam inocentemente que os lafaeks são fiéis à pátria – no sentido de metrópole, claro…

Aos Indonésios. Hoje, 11 de Novembro, comemoram-se 30 anos de independência. A que foi declarada, claro, não a efectiva, visto que logo a seguir a Indonésia invadia. E amanhã é dia 12 de Novembro. Há uns anos entrevistei um dos sobreviventes do massacre. Acabámos a entrevista a chorar, os dois. É preciso muita coragem para não odiar, para passar à frente como pede o Xanana, hoje.