22.11.21

O teste de imunidade celular em Portugal – o que nos ocultam?

 

Nos Estados Unidos em 2020 foi feita uma testagem da imunidade celular a milhares de amostras de sangue recolhidas num grande hospital pré-COVID. Cerca de 30 por cento desse sangue tinha imunidade natural ao COVID. Ou seja existe a possibilidade de uma grande percentagem da população em geral ter imunidade ao vírus.

Um outro estudo feito depois, no Equador, aponta também para essa possibilidade e vários cientistas sugerem que é algo a verificar.

O Expresso anunciava a 7 de Abril passado que os testes de imunidade celular já estavam disponíveis em Portugal e eram efectuados pela Unilabs.

A página do laboratório explica o que são as células T e a sua importância para o diagnóstico da imunidade.

 


 

Em Outubro decidi fazer este teste.

Sendo imuno-deprimida saber que tinha imunidade natural ao COVID- 19 era algo que me descansaria bastante uma vez que retomei o trabalho presencial que implica deslocações em comboios, autocarros, metro, táxis e o contacto próximo com centenas de estudantes.

A médica de família fez voz de caso quando lhe solicitei o teste e disse não haver indicação do Direcção-Geral de Saúde para prescrever tal coisa.

Portanto, no início de Outubro telefonei para o laboratório onde costumo fazer análises – Synlab. Nunca tinham ouvido falar deste teste só dos testes serológicos. Telefonei igualmente para os laboratórios Germano de Sousa e Joaquim Chaves. Igual resposta.

Revolvi então telefonar para a Unilabs: a primeira funcionária passou a uma segunda quando lhe disse ao que vinha. Esta respondeu que já não faziam o teste. Quando perguntei porquê e quando o voltariam a fazer disse que não tinham material para o fazer e que não tinham indicação de quando o voltariam a fazer.

Porque é que o Estado não quer que façamos um teste que nos pode ajudar a perceber se somos imunes ao COVID? Porque é que um teste disponível foi retirado do mercado? Porque é que não se fala do assunto?

Porque querem que vamos simplesmente levar a vacina e não levantemos questões? Quem tenha imunidade natural – ou adquirida – ao COVID não necessita de uma vacina – essa poderá ser utilizada em quem necessite. Quanto dinheiro os estados poupavam e quando dinheiro os grandes laboratórios perdiam…

Post Scriptum:  no dia 9 de Dezembro voltei a contactar a Unilabs - fui muito bem atendida e fiquei a saber que voltaram a fazer o teste: custa 80 euros e pode ser feito em qualquer ponto de recolha deste laboratório.

 

Etiquetas: , , ,